domingo, 16 de janeiro de 2011

Breve Relato sobre a vida de Yogui Bhajan


Breve Relato sobre a vida de Yogui Bhajan

Yogui Bhajan nasceu na pequena aldeia de Kot Harkarn, em 26 de agosto de 1929, na parte da Índia que se tornou Paquistão em 1948. Era filho de um médico. O nome de Yogui Bhajan era Harbhajan Singh Puri.
O mestre mais influente nos seus anos de infância, foi seu avô que contava relatos espirituais, animando-o sempre a viver na Verdade. Quando tinha apenas oito anos começou seu treinamento yóguico com o professor iluminado, Sant Hazara Singh, que o proclamou ser um Mestre de Kundalini Yoga quando ele tinha 16 anos e meio.
Em 1953 casou com Inderjit  Kaur e tiveram dois meninos e uma menina.
Depois de muitos anos como estudante nos quais teve como guia vários mestres espirituais, tornou-se um mestre e alcançou os  Siddhas (poderes ocultos) como um yogui perfeito. Mas sabia que tinha uma necessidade: a de ter um mestre para ser guiado em sua evolução espiritual e em sua função de mestre. Assim foi. Durante quatro anos lavou cada dia o chão do Templo Dourado em Amristar, Índia, e  meditou durante longas horas, alcançando dessa forma a relação com o Guru Ram Das
Fundou a Organização 3HO (Happy, Health and Holly Organization),
fundação não lucrativa que foi estabelecida na Califórnia. O serviço da 3HO para a humanidade é através da Kundalini Yoga, meditação, e da Ciência da Humanologia que melhora o bem estar físico, assim como a consciência espiritual aprofundada. Sob a orientação dele como diretor de Educação Espiritual, 3HO cresceu rapidamente pelo mundo inteiro, em 300 centros, em 35 países. Em 1994, 3HO tornou-se membro das Nações Unidas como uma ONG (Organização Não-Governamental) na condição de Consultora com o Conselho Econômico e Social, representando questões femininas, promovendo direitos humanos e fornecendo educação em sistemas alternativos de medicina.
Viajando extensivamente nos anos setenta e oitenta, Yogi Bhajan empenhou-se em campanha vigorosa, incansavelmente, para instruir, elevar e iluminar a todos que encontrasse. Sua mensagem básica era: “É o seu direito de nascença ser saudável, feliz e santo”.
Yogui Bhajan tem formado Instrutores em muitos países e com eles compartilha essa Tecnologia Sagrada e sua Filosofia dentro de uma perspectiva que ele resume dizendo “não vim ao ocidente para acumular discípulos, e sim para formar novos Mestres”. Por isso fornece aos Instrutores as melhores condições para o desenvolvimento da habilidade de ensinar e orientar de forma cada vez mais personalizada a prática do Kundalini Yoga. Para isso passou a ensinar também a Numerologia Tântrica, que permite um diagnóstico das necessidades e potencialidades individuais e os Kriyas e Meditações específicas para cada caso.

Ao se tornar Mahan Tântrico (único Mestre de Tantra Yoga Branco vivo) em 1971, ele conduziu “workshops” em cidades no mundo inteiro. Em 1987, transformou esses “workshops” em vídeos, chamando-os de Cursos “Renovar para tornar-se Novo”, que continuarão a ser dados no mundo inteiro.
Sempre foi fiel ao seu compromisso inicial: “Eu não vim para reunir alunos, mas para treinar professores”. A International Kundalini Yoga Teachers Association, (Associação Internacional dos Professores de Kundalini Yoga) e o KRI Kundalini Research Institute (Instituto de Pesquisas Kundalini) mantém agora cursos de formação de professores através do mundo.
Harbhajan Singh Khalsa Yogiji, conhecido como Yogui Bhajan  por centenas de milhares de adeptos pelo mundo inteiro, deixou seu corpo físico às 21 h, horário local, no dia seis de outubro. Sua passagem teve lugar no seu lar em Espanola, New México, rodeado pela família e pelos amigos. A causa da morte foi complicação devido a  falha cardíaca. Tinha 75 anos.

Seu Lema: ”Se você não consegue ver Deus em tudo, não consegue ver Deus de forma alguma.”
Seu Credo: “Não é a vida que importa, é a coragem que você traz a ela.”
Seu Desafio aos Alunos: “Não me amem, amem os meus ensinamentos. Tornem-se dez.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário