domingo, 16 de janeiro de 2011

QUINTO CORPO: CORPO FÍSICO



QUINTO CORPO:  CORPO FÍSICO


5º Chakra da Garganta - cor Azul Claro

“Mestre”  equilíbrio, sacrifício , ensinamento

O corpo físico é o corpo onde são representados os outros nove corpos. Um quinto centro poderoso, faz a pessoa ser capaz de sacrificar-se, de criar o sagrado. Dá-lhe a habilidade de equilibrar todas as partes de sua vida. Se o quinto corpo está forte a pessoa será comunicativa, flexível, eloqüente e de maneira natural compartilhará o que sabe, ensinando os demais.
Se o quinto corpo está fraco, a realidade interior e exterior da pessoa estarão fora do equilíbrio. Ela não saberá como lidar com todos os distintos aspectos da vida de forma fluídica e equilibrada. Talvez encontre dificuldades para expressar-se verbalmente e tenha medo de encontrar-se em uma posição na qual tenha ensinar os demais.
O Corpo Físico dá ao indivíduo plena segurança de que ele, corpo físico, é a sua é sua ferramenta mais preciosa. É necessário tê-lo  em perfeitas condições,  pois é ele que permitirá à pessoa expressar seus sentimentos e ter experiências, falando, cantando, escrevendo, dançando, pintando, etc. Também se deve prestar  muita atenção aos sinais que ele oferece para seu próprio conhecimento.



   O QUE FAZER COM O CORPO CINCO EM DASAFIO:

*Seguir o exemplo do Guru Arjan: sacrificar-se por um ideal maior.

*Cantar, entoar e usar azul para abrir o Chakra da garganta.

* Viajar e mudar alguma coisa em sua vida faz muito bem ao corpo 5.

*Fazer exercícios físicos, caminhar, academia com disciplina e horários.

* Ter disciplina e perseverança para chegar a ser “o seu próprio mestre.”

“SE você quer algo, estude;
Se quer saber alguma coisa , pratique;
Mas, se quiser dominar algo, ensine.”
                                 Yogui Bhajan

5º Chakra da Garganta

Característica básica: Conscientizar e manifestar o próprio poder, preferivelmente como manifestação divina Superior. A conscientização dessa dimensão, cada Chakra é uma dimensão, faz com que a pessoa perceba que o poder existe na medida em que manifeste o Eu interior feito dessa energia amorosa e superior. Portanto, Poder= manifestação amorosa de Luz Branca ou de Força Vital na Terra.

 Cor: azul claro. Azul que fixa o que o Chakra cardíaco colocou dentro. Azul que acolhe, manifestando qualquer criação.

Elemento: éter, sopro divino. Verbo.

Área do corpo : garganta. É através dela, bem como de todos os órgãos do pescoço que as pessoas introduzem as energias, físicas ou psíquicas no próprio âmbito interior, ou as fazem sair: boca e orelhas, pescoço, ouvidos e a glândula Tireóide. A tireóide mantém a juventude. Experiências pesadas deprimem a tireóide.
Com o desenvolvimento espiritual, com uma vibração mais elevada, a tireóide fica com sua atividade mais acelerada. Num primeiro estágio parece “segurar-se” como ação física, mas depois decola, ajudando até no equilíbrio do peso corpóreo. Quando ela se acelera, os reflexos psíquicos também se aprimoram. Aí é extremamente importante fazer meditação ou cantar mantras. O equilíbrio da cabeça depende do pescoço.

Talento: Verdade.

Qualidades: É o centro da verdade, da linguagem, do conhecimento e da habilidade de comunicação. É a base da auto-expressão e das interações das pessoas.

Desafio: negação, aspereza.

Desequilíbrios: Letargia, fraqueza nas habilidades expressivas e descritivas; timidez, sentindo-se em concha. Parece ter um “sapo” na garganta, voz forçada, gagueira, insegurança, medo de opiniões e julgamentos . O 5º Chakra está em desequilíbrio quando não existe fluxo dos Chakras superiores, intuitivo e espiritual.


Doenças: Deficiências da tireóide e paratireóide. Sente dores no pescoço, problemas odontológicos e  metabólicos, controle muscular e crescimento . Se está em desequilíbrio,  as pessoas têm resfriados crônicos e inflamação  na garganta, pescoço duro e em idade avançada problema de audição.

Aspecto funcional: Transmitir a sabedoria, o amor, o querer, a vontade e disciplinar o Ego.




QUINTO GURU – GURU ARJUN

AUTO-SACRIFÍCIO

( 1563 – 1606 )

GURU ARJUN  deu-nos o exemplo do sacrifício.

“O exemplo do Guru Arjun é o sacrifício. Foi torturado e executado por ordem do imperador Jehangui por ser um líder muito convicto de sua liderança. Ele sacrificou-se por um ideal. Possuía o corpo forte para poder suportar a tortura e nos ensinou pelo exemplo.
Esta é a qualidade que não se podem esquecer: ensinar e ensinar pelo exemplo. Um professor deve ter um corpo forte e saudável, sacrificar-se a si mesmo, ensinar pelo exemplo e disciplina, para que seu aluno possa aprender. O  exemplo de Guru Arjun  foi o de sacrifício por um ideal maior, o de ensinar pelo exemplo e cuidar do corpo e mantê-lo são.
Coletou os cantos sagrados dos Quatro primeiros gurus e acrescentou os seus cantos. Todos os trabalhos foram escritos em linguagem comum e no alfabeto Punjab (Gurumuki), que foi inventado por Guru Angad. Deixou umas páginas em branco para que fossem completadas pelos nono e décimo Gurus.
Guru Arjan encorajou o comércio e a indústria entre os siks. Foi um Guru ativo e  empreendedor e o primeiro Guru a se introduzir na política. Também permitiu o casamento de viúvos, condenou o álcool e abriu um centro de leprosos em Taran Taaran.
Guru Arjan foi um grande organizador, poeta, pregador zeloso, profeta e um mártir.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário