domingo, 16 de janeiro de 2011

CICLOS de vida de sete, onze e dezoito anos


CICLOS de vida de  sete, onze e dezoito anos


Cada sete anos: ciclo  de Troca de Consciência .

Esses ciclos são de suma importância na vida de cada um, por isso é preciso  vivê-los conscientemente e com muita responsabilidade. Durante o ciclo de sete anos, a pessoa tem que se preparar para ir entendendo os diferentes aspectos de sua vida: físicos, emocionais e mentais. Cada um deve, pois, estar seguro de ter  trabalhado suficientemente a cada sete anos, para estar preparado para o seguinte ciclo de consciência  e poder seguir adiante na mesma linha.
Yogui Bhajan chama muito a atenção dos pais: “Se até a idade de sete anos, que é a primeira etapa, início para aprender a adquirir responsabilidades, os pais não prepararem seus filhos, para que possam integrar-se ao meio em que vivem, podem ver alterada a personalidade deles. Isso equivalerá aos filhos não estarem preparados para seguirem corretamente o próprio desenvolvimento, e durante o resto da vida lhes será mais difícil vivê-la em plenitude e livres de medos e ameaças”.
Os primeiros anos de vida da criança determinarão a possibilidade de o ser seguir evoluindo corretamente nos próximos “ciclos de consciência”. Por isso os pais teriam que ser muito conscientes da importância de seu papel na vida de seus filhos.
A adolescência é a etapa mais adequada para se começar a compreender o porquê das emoções e para sabê-las controlar sem enganar-se a si mesmo. Isso é fundamental para o indivíduo ir adquirindo uma visão muito mais ampla do funcionamento, tanto do corpo físico quanto do intelecto e ir, assim, assimilando a própria importância ligada estreitamente ao Todo, do qual não podemos nos separar.  É essa primeira etapa que pode começar a dar sentido à vida do  adolescente, aproveitando as muitas indagações que nascem em sua consciência e que pedem respostas silenciosas, mas sem confusões .


Cada onze anos: ciclo de Crescimento da Inteligência.
  
Determina-se como “Crescimento da Inteligência”, porque o número onze tem uma vibração superior. É a vibração que ajuda o ser  a compreender que aconteça o que acontecer, terá de estar por cima das circunstâncias . Isso quer dizer: poder ver, seja o que for, com uma perspectiva sem emoções, se a pessoa for criativa e estiver no nível de crescimento que lhe oferece este ciclo.
É conveniente que o sistema nervoso esteja são e forte, para que permita canalizar sua energia para a criatividade, faculdade que se deve manter viva durante todos os ciclos de onze anos. Essa energia canalizada adequadamente facilitará à pessoa continuar adiante com valentia, convencida de que o verdadeiro sentido da sua vida é  crescer interiormente. Por isso ela tem que entender que tudo que passa não são conflitos, mas direitos, conforme a Numerologia Tântrica.
Se durante esse ciclo, a pessoa utilizar sua capacidade para adquirir conhecimento e entender o sentido da vida, assumindo as responsabilidades necessárias a cada situação a partir dela mesma, a energia fluirá para ela viva com força criativa. Esse é o sentido básico desse ciclo de onze anos.


Cada dezoito anos: ciclo de Atitude diante a Vida.
Se observarmos, veremos que esse ciclo é a soma dos ciclos de sete e de onze anos: 7 + 11 = 18. E é evidente que, se o indivíduo não puder fazer as “Trocas de Consciência” e o “Crescimento da Inteligência” conjunta e harmonicamente, a “Atitude Diante a Vida” ficará congelada e o processo de crescimento interno-externo também. Assim não  poderá seguir o curso natural dentro da sua evolução de ser humano.
 A pessoa dar-se-á conta de que esse ciclo não está bem realizado se, quando se olhar interiormente, começar a fazer perguntas sobre o futuro. A esse processo Yogui Bhajan chama de “conflito interno-externo”, porque sempre se busca a resposta para as inseguranças e as insatisfações fora de si próprio. Em vez disso, porém, é necessário estar seguro de que o que se tem que fazer é olhar no próprio interior, porque a maneira de resolver um conflito externo é solucionando-o interiormente  .
Quando alguém tem um conflito, é bom sentar-se em estado de silêncio interno para poder conectar sua alma e encontrar a paz e a segurança interna. Então, dar-se-á  conta de que Deus aparece, precisamente nos momentos de conflitos e para fazer-lhe entender que uma metade de seu caminho relaciona-se com a energia terrena, com o ego (personalidade); e a outra metade relaciona-se com  sua alma individual que quer unir-se com a Alma Suprema Universal. A alma representa a realidade da pessoa como ser humano aqui na terra, mas também a sua união com a energia Infinita, Cósmica.
 Se o indivíduo, por conseguinte, for capaz de entender que há outra dimensão em sua vida e que essa dimensão é em nível espiritual, poderá começar a entender o porquê de seus conflitos interno-externos e tentar solucioná-los mediante afirmações positivas, meditação e sobretudo com um trabalho contínuo de auto-conhecimento. Dessa maneira poderá reprogramar seus padrões mentais, que são os que realmente impedem que flua a energia criativa. A pessoa pode também fazer uma oração, pedindo a intuição que lhe cabe naquele momento”
Nota de rodapé: Tradução minha. Inajara

Nenhum comentário:

Postar um comentário