domingo, 16 de janeiro de 2011

PRIMEIRO CORPO - – CORPO DA ALMA


PRIMEIRO CORPO -  – CORPO DA ALMA


1º Chakra da Base ou Raiz – Cor Vermelha

 “Cabeça Versus Coração” criador, criatividade ,humildade

O Corpo da Alma é um corpo que se relaciona com o ser divino interior, o infinito interior. È a experiência que flui do espírito dentro do ser. Quando o corpo da Alma está forte, a pessoa governa com o coração e não com a cabeça. Quando a pessoa se entrega ao ser espiritual, os atos originam-se com a grande humildade e a criatividade que há no interior de cada um. Cada ser está vinculado de tal maneira ao infinito que pode deixar-se levar pelo fluxo da energia de Deus e utilizá-la para criar beleza em sua vida. Se o primeiro corpo está fraco, pode ser que a pessoa atue com a cabeça e não com o coração e é possível que  termine por sentir-se bloqueado, imobilizado, incapaz de entrar em contato com seu fluxo criativo.
Nossa cultura Ocidental nos fez crer, que o intelecto é o aspecto mais importante e supremo que tem o ser humano. Assim sendo, nós o servimos e educamos segundo nossas crenças, necessidades, comodidades e nos  convertemos em seus escravos. Mas a finalidade da mente é ser uma ferramenta,  da qual nós podemos nos servir para compreender e expressar conscientemente nossa  experiência espiritual. Nós somos o que podemos ser e temos de dominar a mente, para que possamos nos servir dela e avançar corretamente. Yogui Bhajan disse que a mente nos foi dada, a fim de que  a alma possa ter um veículo para conectar-se com Deus, para experimentar  Deus.
O conflito entre a Mente e o Coração depende do grau de evolução da consciência. Esse é o dilema constante do ser, porque a experiência da alma há de passar através  dos resultados conscientes e equilibrados do Coração e da Mente. Se não é assim, segue-se este processo: vem o pensamento na mente, o pensamento dispara a emoção, a emoção dispara o comportamento e em conseqüência a ação: e é aí que se entra em conflito.
Se a pessoa não  permitir que a mente a influencie, dar-se-á conta de que o Coração lhe permite experimentar a intuição que a leva ao pensamento e à ação corretos. O Coração nunca engana, é limpo, imenso, é o amor incondicional, universal. Realmente é o canal da Alma. A chave para um ser espiritual é valer-se do Coração.
O número 1, representante da ALMA, corresponde ao primeiro corpo espiritual. A ALMA é representada pelo Guru Nanak, o guru da humildade. A ALMA é a essência primitiva do ser, é o átomo cósmico, é uma parte completa de Deus.
Em sânscrito, para descrever a MENTE e para descrever o CORAÇÃO há uma mesma palavra: “MAN”. Segundo Yogui Bhajan a tradução mais correta de “ MAN”  seria consciência, porque é a integração do Coração, veículo do amor, com a Mente, veículo da sabedoria. Quando esses dois aspectos se integram em perfeita harmonia, o ser funciona perfeita e equilibradamente com o corpo espiritual que é a ALMA.
Nossa Paz Espiritual Depende Da Relação Que Temos Com Nossa ALMA . Nossa alma não é outra coisa que a manifestação de Deus em nós. Nossa alma é a energia mais pura que temos, nossa alma é a fonte de amor, de sabedoria que habita em nós.
O fator da Alma é a consciência interior, o processo interno.
 As ferramentas mais poderosas para alguém desenvolver-se e conectar-se com a Alma são a meditação e os mantras.               





O QUE FAZER COM O CORPO UM EM DESAFIO

Afirmação positiva para melhorar o corpo UM.

 “Vivo com gratidão , alegria, criatividade e compaixão e estou feliz  por sentir o fluir da minha alma. “
 
As pessoas com este aspecto - ALMA, terão que fazer um trabalho de auto-revisão e de autocontrole constante de suas atitudes e de seus pensamentos, para irem reforçando a essência desse número UM. Devem adquirir uma total segurança em seu desenvolvimento interior. Devem estar atentas, para que não seja nem a mente nem o coração que domine por si só as situações. Os dois terão que fluir na mesma direção, coordenados e imutáveis. Assim é como viverão em paz, atuarão através da consciência e saberão conectar-se com a própria alma.

Seguir o exemplo de Guru Nanak:  Ter humildade . Essa é a qualidade que deve ser dominada pela pessoa para sentir-se conectada com a própria ALMA. Humildade é a qualidade que o ser humano necessita para se conectar com a essência divina.


Entrar em contato com sua alma
Se a pessoa não conhece sua alma e não entra em contato com ela, não sabe quem é e não pode seguir adiante. Para entrar em contato com a alma é necessário ter humildade , aceitação e amor próprio.

Manter o equilíbrio entra cabeça e o coração
A pessoa deve manter, em qualquer situação, o equilíbrio de seu aspecto mental e emocional e seus sentimentos puros. Deve cultivar o amor.

Relaxamento
A pessoa deve aprender a relaxar, para permitir que seu interior flua com harmonia e sua alma se manifeste. Assim poderá atuar com criatividade e iniciativa.
No momento em que a pessoa tocar em sua própria alma, tornar-se-á sem medo, por isso deve Relaxar o mental para a alma vir à tona. Relaxando a mente o corpo relaxa.

Meditação
É importante meditar no primeiro Chakra, senti-lo. Quando alguém pode senti-lo, consegue estimular os 72.000 nervos. No momento em que se concentrar, o fluido espinhal começará a fluir através da massa cinzenta do seu cérebro.
Quando a energia do 1º Chakra é estimulada e distribuída ao corpo, a pessoa encontrará uma renovação em si. Então o elemento terra, a força, a coragem fica viva. Sempre que alguém precisar do elemento terra, tudo o que tem a fazer é apertar mentalmente nesta área:os esfíncteres. Seu Chakra o servirá



1º Chakra da base ou Raiz- Cor Vermelha

 

Característica básica:  Esse Chakra cria as bases da aceitação ativa que é usar um dos maiores instrumentos de força: aceitação da vida na terra. Aceitação ativa é, pois, escolher e aceitar a vida.

Cor: vermelho vivo que caracteriza a FORÇA (vermelho escuro demais lembra o sangue desvitalizado, morto). Sem ela, FORÇA,  a espiritualidade dos níveis mais elevados não decola. O vermelho é cor cheia de densidade e intensidade que dá corpo às idéias e ações. Enfim, o vermelho dá o sentido básico, o sentido da própria existência real a tudo que toca, ouve, escuta, capta, ama, vê, percebe, eleva ou ...abaixa.

Cor como nível vibratório:Vermelho denso

Som base ou mantra:  LAM

Elemento: Terra

Localização: Final da coluna

Área do corpo: Órgãos de eliminação

Órgão: Glândula : Intestino grosso, reto, e glândula supra-renal

O primeiro Chakra está associado ao sentido do olfato.

Talento: Aceitação.

Qualidades: Centralização em si, segurança, mecanismo de sobrevivência, estabilidade, autoconfiança, impulso para agir, força, coragem para conquistar e produzir, criatividade.
O primeiro Chakra é o alicerce de tudo o que acontece com a pessoa.

Desafio: Ressentimento e rigidez.

Desequilíbrios: Constituição frágil, resistência psicológica e mental, medos, inseguranças, pouca energia, a vida torna-se um fardo, sentimentos que não pertencem à Terra, egocentrismo, inexatidão, falta de coragem.

Doenças: Constipação e diarréia, problemas intestinais, hemorróidas,

Aspecto funcional: buscar e dar matéria-prima para a criação.
  
 



PRIMEIRO GURU – GURU HUMILDADE
( 1469-1539 )

GURU NANAK  deu-nos  o exemplo de humildade.

¨”Foi o primeiro guru que começou, deu início ao sikhismo. Foi o ponto de Partida , revelou o que a verdadeira yoga significa.
A raiz é yug, que significa unir. A união do homem com Deus mediante meditação.
Guru Nanak foi a força criativa do Sikh Dharma, ele começou todo o processo. Ficou conhecido por sua humildade, qualidade espiritual que nasce do aprendizado desse primeiro corpo. O ser torna-se humilde quando reverencia, curva sua cabeça , de modo que literal e simbolicamente seu coração está mais alto que sua cabeça.
Humildade  é a qualidade que se deve dominar para alcançar a plenitude como ser humano, para sentir a conexão com a própria alma. Os ensinamentos básicos de Guru Nanak foram de saber viver no mundo e ao mesmo tempo, ter a mente conectada com a energia divina. Para consegui-lo, dizia ele:  “Viva com humildade e medite o nome de Deus”.

Um comentário: