domingo, 16 de janeiro de 2011

QUARTO CORPO : MENTE NEUTRA ou MEDITATIVA


QUARTO CORPO : MENTE NEUTRA ou MEDITATIVA

4º Chakra do Coração –cor Verde

“Cálice de Oração”  compaixão , integração , serviço


A mente neutra governa e integra todas as partes do ser. Ajuda-o a entrar rapidamente em contato com sua alma e a ver com compaixão toda a manifestação da vida,o que permite servir aos demais de um plano mais elevado.
 A mente neutra pode ver todo o panorama, com todas as partes da vida da pessoa que a conduziram ao bem e que foram necessárias para aperfeiçoá-la. Se a mente está fraca é possível que seja muito difícil de a pessoa tomar decisões. Ela tenderá ao hábito de sentir-se vítima da vida por não saber como integrar suas experiências e encontrar o sentido das mesmas. Talvez sinta dificuldade para ficar em harmonia com o magno projeto cósmico, ao ver as mais altas polaridades da vida sobre a terra.
O corpo espiritual, “Mente Neutra”, significa manter diante dos demais, uma atitude flexível, sem envolver-se emocionalmente e, portanto, não  permitir que nada se apegue a nada. Assim é uma maneira nobre de relacionar-se com os demais. A vibração que se vive a partir do coração, será seguida de um caminho correto. Isso dá grande oportunidade para o ser manter-se fiel à verdade, sem prejuízo nem falsos juízos, mas também com a disposição de admitir os próprios erros.
A Mente Neutra tem uma natureza de flexibilidade, tolerância e aceitação. Isso faz  com que não tenha necessidade de julgar, tampouco de justificar, porque isso seria perder sua própria perspectiva, de aceitar as condições necessárias para trabalhar com imparcialidade.
 
O QUE FAZER COM O CORPO QUATRO EM DASAFIO:

*Seguir o exemplo do Guru Ram Das: fazer serviços desinteressados, com humildade e constância.
* Praticar a oração e a meditação para acalmar seu interior, abrir a intuição e atuar de modo neutro.
* Fazer exercícios como flexão de coluna.

 Desenvolver a intuição:
 O corpo 4 deve praticar a oração e a meditação para abrir a intuição, o que lhe permite atuar de modo correto e neutro.

Ações neutras:
Essa é sua grande prova: conseguir sua satisfação espiritual através de ações neutras . Não pode ser nem muito exigente nem muito flexível.



4º Chakra do Coração


Característica básica: Amor. É o Chakra base do corpo emocional, ou seja, a ponte definitiva com a Origem, com a mente Substancial. É um sentir-se paizão ou mãezona do mundo (no chakra coronário, sentir-se-ão em uníssono com o Pai real, com a fonte Materna e Paterna Única), ou sentir-se em plena Fraternidade.

 Cor: a cor é o verde com o qual se cria Confiança. Quando o ser confia fica possível tocar o Amor, a quarta dimensão; ou criar a Compaixão, a doação desinteressada. Aí se exprime o rosa como raio de Integração. Quando o ser vai se sentindo integrado ao próprio corpo  e à própria essência, reconcilia-se com seu Eu Superior, com a partícula mais íntima que possa se identificar com o individual enquanto parte da humanidade, e não como parte de uma  única raça ou credo. O verde é a cura enquanto renascimento e regeneração celular e o rosa é  regeneração do emocional.

Elemento: Ar. Inspirar o Amor para dentro e para fora torna tudo possível.

Localização:Centro do peito.

Órgão/glândula: coração, pulmões, glândula do timo.

Talento: Compaixão, aceitação , coragem de amar e de sentir Confiança. Amor universal. É o centro que dissolve os medos. A amizade por muitas pessoas torna-se natural.

Qualidades: Quando esse centro se abre, a pessoa desperta para a consciência espiritual. As características de compaixão, de doação e de amor são fortalecidas. A pessoa reconhece e compreende as necessidades dos demais, é agradável com todas as pessoas, tem Consciência do outro e do grupo. Sabe perdoar, age com bondade, sabedoria e emoção equilibrada.

Desafio: apego, medo, culpa, dúvida e desconfiança. Há o fechar-se em si mesmo, a ansiedade, a superficialidade e a separação.


Desequilíbrios: A pessoa magoa-se facilmente, é dependente de amor e afeição dos outros. Machuca-se profundamente pelo sentimento de rejeição. Evita envolvimentos mais profundos. Apresenta síndrome do ajudante, crueldade, emoção desequilibrada, visão mental limitada, teimosia. Não tem compaixão.

Doenças: Problemas circulatórios (em veias e vasos), doenças cardíacas, hérnia do hiato. Dor nas articulações, pedras nos rins e cisto. Dislexia ou outros distúrbios no aprendizado surgem quando o lado esquerdo e o lado direito do cérebro não estão se comunicando.

Indicação Curativa: É pelo amor que os centros superiores se unem aos inferiores. O amor é a base e a essência de qualquer cura.
É, simplesmente, a pessoa ver todas as experiências como ocasião de servir e compartilhar amor, de sentir o pulsar da vida em cada uma das experiências, sem julgamentos. Dar peso ao caminho do meio.
Uma boa terapia mental e emocional é a de refazer cada experiência do dia-a-dia com imaginação que nasce do amor, com o sentimento do Amor. Soltar as preocupações negativas.

Dom supremo: Abre o coração e passa amor à humanidade. Trabalhando com seus raios pode-se tocar o sagrado, ali onde reside a cura.

Aspecto funcional: Atuar o princípio búdico ou crístico, colocando elementos de qualquer projeção física, mental e espiritual. O ser humano pensa e o Chakra do coração cola tudo, para que se realize materialmente através do plexo. Vamos dizer que o Chakra-base dá a matéria física de corpos físicos, e o Chakra do coração dá a matéria que constitui os pensamentos, os sentimentos, e, portanto, as projeções. Usar a vibração amorosa realiza todos os pensamentos.




QUARTO GURU RAM DAS

SERVIÇO
( 1534 1581)

GURU RAM DAS  deu-nos o exemplo de servir.Guru Ram Das foi um trabalhador incansável de muita humildade.

“Trabalhou continuamente a serviço do Mestre com o objetivo de auto- render-se  a ele. Freqüentemente era ridicularizado pelos serviçais do mestre. Ram Das descartou todos os pensamentos sobre si mesmo . Se o mundo o louvava ou o condenava, sua mente não era afetada, pois estava em constante oração.
Foram a devoção, a paciência e a humildade de Guru Ram Das que venceram. Mesmo o filho mais velho de Guru Nanak, Baba Sri Chand, que criou ressentimento contra seu pai por não ter sido escolhido Guru, sucumbiu a sua doce humildade.
Guru Ram Das estabeleceu a cidade de Amiristsar como um centro de peregrinação espiritual. Foi reconhecido em toda a Índia por sua humildade e entrega de serviço a todos. Ele orientou seus discípulos para servir aos seus semelhantes. Como os seus antecessores, compôs vários hinos. Seus hinos estão incorporados no “Adi Granth” e relevam sinceridade, emoção e grande beleza de ritmo”


Nenhum comentário:

Postar um comentário