domingo, 16 de janeiro de 2011

NONO CORPO – CORPO SUTIL


NONO CORPO – CORPO SUTIL


“ Domínio do mistério” sutileza, tranqüilidade , domínio.

O corpo sutil ajuda o ser a ver acima das realidades imediatas da vida e a penetrar no sublime cenário universal que está bem além das realidades imediatas.  Quando o corpo sutil está forte, a pessoa tem uma grande sutileza e uma poderosa tranqüilidade. Sempre vê mais adiante do óbvio, nada na vida é um mistério para ela. Aprende com rapidez e facilmente domina as situações. Se o corpo sutil está fraco, é possível que a pessoa seja ingênua e a enganem com muita facilidade. Mesmo que ela não se dê conta, é brusca e grosseira no seu modo de falar e em seu comportamento. Fica inquieta porque lhe falta a paz que nasce ao aprendermos a conviver com a realidade presente.
O Corpo Sutil representa a possibilidade de enfrentar as provas com serenidade, seguindo os muitos sinais que o ser, tendo a capacidade de manter-se em silêncio, percebe do alto. Com a capacidade de usar esse Corpo Sutil ele pode seguir seu caminho começando a conquista de si mesmo, seguindo sua própria realização porque isso equivale a continuar adquirindo maestria e a afastar o mistério. E é ver a “luz” de onde antes havia obscuridade. Assim pode manter o domínio de qualquer situação.
   Essa vibração é uma energia que dá à pessoa a capacidade de valorizar a si mesma com humildade, e isso é, precisamente, o que lhe torna possível ajudar os demais com delicadeza  e respeito, permitindo-lhe crescer em consciência.

O QUE FAZER COM O CORPO NOVE EM DESAFIO:

*Seguir o exemplo do Guru Teg Bahadur: manter-se calmo e sereno. Estudar com profundidade , observar, pintar quadros , etc. para desenvolver a percepção.

*Ensinar sem mistério é a missão do corpo oito.

*Evitar estimulantes , até mesmo chás e café.

*Fazer exercícios de respiração . praticar yoga, ou kundalini Yoga.

*Ensinar: o Corpo nove tem como missão ensinar, igual ao Corpo cinco e, além disso, de ser mestre.





NONO GURU - GURU TEG BAHADUR

SERENIDADE

( 1621- 1675 )

GURUTEG BAHDUR  deu-nos o exemplo de Serenidade

“Serenidade vem da experiência profunda, dos mistérios do Universo. Quando nós alcançamos a maestria e não temos mistérios, nós alcançamos a serenidade e a tranqüilidade.
Antes de morrer, Guru Teg Har Krishan disse as palavras “Baba Bakale” significando que o seu sucessor seria encontrado na vila de Bakala. Surgiram então vários pretendentes ao título.
Um rico comerciante chamado Makan Shah, orou ao Guru Nanak, prometendo que se o Guru salvasse a sua embarcação prestes a afundar, ele lhe daria quinhentas moedas de ouro. Suas preces foram ouvidas. Para pagar a sua promessa, o comerciante foi a Bakala e ficou confuso ao encontrar tantos Gurus. Decidiu então fazer uma triagem dos pretendentes, oferecendo 2 moedas de ouro para cada um que aceitasse  a oferta. Nenhum sabia das quinhentas moedas para o verdadeiro Guru.
Finalmente uma senhora disse que existia um homem santo chamado Teg Bahadur , filho de Guru Hargobind. O mercador procurou Teg Bahadur e ofereceu o mesmo valor que oferecera aos outros supostos Gurus e ele lhe disse: “onde está sua honestidade? Em seu desespero, quando estava naufragando, você ofereceu 500 moedas de ouro.”  Antes que o mercador respondesse,  Teg Bahadur ergueu a camisa e mostrou as cicatrizes que adquirira ao salvar o barco. Makan Shah, o comerciante, prostrou-se diante de Teg Bahadur e o presenteou com as quinhentas  moedas de ouro que havia prometido.
Guru Teg Bahadur percorreu o país para pregar a mensagem da Verdade. Ofereceu sua vida para garantir o direito aos hindus de praticar sua religião livremente. Morreu torturado pelo imperador muçulmano, Aurangzeb.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário